É sempre bom organizar as finanças para realizar a viagem dos sonhos. Nesse espaço, vou estar compartilhando informações, conhecimento sobre viagens.

quinta feira, 18 de julho de 2013
EXTRAVIO DE BAGAGEM: COMO PROCEDER
Compartilhe e não se esqueça: após o desembarque, caso não receba sua bagagem despachada, comunique imediatamente a um funcionários ainda na sala de desembarque!
Será feito o registro do Relatório de Irregularidade de Bagagem (RIB) e será iniciado a busca do item.
Confirmado o extravio, a companhia aérea tem um prazo máximo de 30 dias para a localização e entrega da bagagem. Após esse tempo, o passageiro deve ser indenizado pela companhia. Como medida de prevenção, o passageiro pode declarar os valores atribuídos à bagagem, mediante o pagamento de uma taxa suplementar estipulada pela companhia. Neste caso, a empresa aérea tem o direito de verificar o conteúdo da bagagem – e o valor da indenização é o declarado e aceito pela empresa.
Objetos considerados de valor, como jóias, papéis negociáveis ou dinheiro devem ser carregados na bagagem de mão, ficando a companhia isenta de responsabilidade sobre a perda ou dano. Em caso de danos à bagagem, vigoram as mesmas regras. Somente serão considerados, para efeito de indenização, os objetos destruídos ou avariados que tenham sido protestados.
A intenção deste espaço é contar para vocês um pouco da minha experiência em viajar para o exterior. Começo dizendo que na vida nada é fácil e providenciar o passaporte não quer dizer nada, isso aconteceu comigo e cheguei a conclusão de que para realizar a viagem dos sonhos é necessário muita vontade!
Passaporte na mão, agora é ver as finanças e escolher o roteiro da viagem, no meu caso a escolha foi Porto/Portugal.
Agora é organizar a vida para passar um bom tempo viajando, vou começar pela mala.
O que levar na mala:
Por orientação da minha filha, levar o mínimo de roupas, malas vazias para o retorno com as malas cheias, essa é a proposta.
Mas temos que lembrar também das contas a serem pagas e que vencerão durante a viagem.
Adrenalina pura e pedir a Deus para que tudo dê certo!
sábado, 20 de julho de 2013
Mais uma dica:

domingo, 28 de julho de 2013
Mais um dia por conta de arrumar mala. Af!
Cansa arrumar mala e não se deve deixar pra última hora.
O que levar: De acordo com quem sabe das coisas: é bom levar tenis, sapatos confortáveis, casaco e um cardigan levezinho e não pode esquecer dos medicamentos.
segunda, 29 de julho de 2013
Viajar é bom mas dá trabalho, e a preocupação de hoje ficou por conta do que levar na bagagem de mão e vamos lá:
Bagagem de mão
A bagagem de mão ou de cabine é considerada como bagagem não registrada, sob a inteira responsabilidade do passageiro que a transporta, sendo que, a soma das dimensões (altura, largura e comprimento) não pode ultrapassar 115 cm, incluindo rodas, alças, bolsos externos, etc. As medidas máximas para cada dimensão são de 23 x 40 x 55 cm. Seu peso não deve exceder 5 kg. (Portaria 676/GC-5/ 13/11/2000), (IATA PassengerServices – Recomendação 1749).
Recomenda-se aos passageiros que remédios, jóias, dinheiro, documentos importantes, papéis negociáveis, chaves, celulares (desligados), acessórios ou outros objetos frágeis e de valor devem ser colocados na bagagem de mão, obedecendo sempre o peso e o tamanho permitidos.
Importante
Em virtude das ameaças de terrorismo nos voos ligando à Inglaterra e aos Estados Unidos, por uma determinação das autoridades brasileiras, não é permitido levar em voos internacionais ou trechos domésticos de voos internacionais os seguintes objetos como bagagem de mão, líquido ou gel, tais como:
- Todos os tipos de bebidas.
- Shampoos (líquido ou gel).
- Cremes (líquido ou gel).
- Perfumes (líquido ou gel).
- Loções (líquido ou gel).
- Cosméticos líquidos (de qualquer tipo).
- Spray de cabelo.
- Creme dental.
- Desodorantes (em aerosol, líquidos ou creme).
- Objetos pontiagudos, como: faca, canivete, estilete, etc.
Somente será permitido levar como bagagem de mão os seguintes pertences:
- Medicamentos essenciais acompanhados de prescrição médica (deverá possuir o nome do passageiro para ser confrontado com o que consta no cartão de embarque).
- Medicamentos essenciais que não necessitam de prescrição médica (colírio, solução fisiológica para lentes de contato, etc., desde que não excedam 120m1 ou 4oz).
- Insulina e líquidos (incluindo sucos especiais ou gel) para passageiros diabéticos acompanhados de prescrição médica desde que não excedam 148 ml (ou 5 oz).
- Cosméticos sólidos (batons, protetor labial ou desodorante em bastão, etc.).
- Aparelhos eletrônicos (laptop, câmera fotográfica, jogo portátil, celular, etc.).
Novas regras para embarque de passageiros portando líquidos em voos internacionais e trechos domésticos de voos internacionais
Os passageiros de voos internacionais (mesmo em etapas domésticas) e os de voos nacionais que utilizam o salão de embarque destinado aos voos internacionais (voos que começam com o número “7″) estarão sujeitos às restrições estipuladas pela Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) para o transporte de substâncias líquidas em suas respectivas bagagens de mão. O transporte de líquidos (incluindo gel, pasta, creme, aerosol e similares) em bagagem de mão deve ocorrer da seguinte maneira:
- O líquido deve estar em frasco de capacidade de até 100 ml. Frascos acima de 100 ml não podem ser transportados, mesmo que contenham a quantidade estipulada.
- O passageiro deve acondicionar o frasco adequadamente (com folga) dentro de uma embalagem plástica transparente vedada, com capacidade máxima de 1 litro e tamanho máximo de 20 cm x 20 cm.
terça, 30 de julho de 2013
Mais um dia sem refresco, corrido para dar tempo de organizar o que falta para a viagem. Não esquecer da unha, cabelo que tem que estar arrumado para tão sonhada viagem.
Repassando a lista de coisas a serem feitas e que não pode ficar para depois.
E mais um pouco de informação sobre viagens:
Passageiros precisam de validade maior do passaporte para entrar na Europa
O Conselho da União Europeia alterou na última semana alguns requisitos para liberar o acesso de estrangeiros ao continente. A principal alteração é que agora é exigida a validade adicional de três meses no passaporte, a contar da data que o visitante deixará a União Europeia. A medida vale para todas as nações que são parte do Tratado de Schengen.
Até a semana passada, a validade do passaporte deveria cobrir pelo menos o último dia da viagem na Europa. Com a nova regra, os documentos deverão ter uma validade de no mínimo mais 90 dias a partir da data que seus portadores deixarem o solo europeu.
A alteração se refere ao regulamento 562/2006, que trata do controle de fronteiras entre os países europeus e pode ser consultada na íntegra no site da União Europeia. No artigo quinto passou a constar que o passaporte deve “ser válido pelo menos para os três meses seguintes à data prevista de partida do território dos Estados-Membros. Todavia, em caso de emergência devidamente justificada, esta obrigação pode ser dispensada”. Além disso, o passaporte deve ter sido emitido há menos de 10 anos.
A mudança vale para todos os países membros do Tratado de Schengen: Áustria , Bélgica, República Checa, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Eslovênia, Eslováquia, Espanha, Suécia e Suíça.
Estes países não exigem visto para a entrada de brasileiros, mas é necessário cumprir algumas exigências, como portar um seguro de saúde e comprovar, se solicitado, sua hospedagem e possuir recursos financeiros suficientes para se manter durante o tempo de permanência na Europa.
Os critérios variam de acordo com o país visitado, portanto é importante consultar com antecedência a embaixada ou consulado do país escolhido- veja os links no site da União Europeia.
quarta, 31 de julho de 2013
Tensão diante da greve nos aeroportos, mas Deus está no comando.
Mala arrumada, com tudo que tem direito, agora a contagem é
regressiva!
quinta, 01 de agosto de 2013
Mais uma preocupação para quem está com as malas prontas e que não é bom esquecer é o seguro viagem, que pode ser exigido por alguns países.
Destino: Europa - alguns países podem exigir seguro de viagem
Embora os cidadãos brasileiros não necessitem de visto para entrar em muitos países europeus quando estiverem a turismo por até 90 dias, isso não os exime de cumprir alguns requisitos, como a presentação do voucher do seguro de viagem.
Trata-se de uma formalidade definida pelo Tratado de Schengen sobre a política de imigração comum e controle compartilhado de fronteiras, assinado entre Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungría, Islandia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca e Suécia.
Alguns países como a França e a Alemanha exigem inclusive cobertura médica hospitalar de no mínimo 30 mil euros ou o equivalente em dólar.
Caso sua viagem tenha como destino um desses países europeus, não deixe de adquirir o seguro de viagem que atenda aos requisitos de entrada exigidos pelo governo local.
Saiba mais sobre o Tratado de Schengen na Wikipedia.
✔ Lonely Planet – tenha o seu livro guia em mãos, é um bom passatempo também para o vôo se for longo.
✔ Seguro viagem – vale a pena investir um dinheiro nisso porque vai que você está lá, num país desconhecido e que talvez não fale a sua língua e algum imprevisto acontece. E imprevistos acontecem. Geralmente os seguros cobrem desde o embarque, se rolar atraso ou perda de mala, até possíveis despesas médicas e roubo de objetos pessoais. Aqui na Austrália a gente fez com aSTA, mas é só ir numa agência de turismo que eles vão ter um seguro viagem pra te oferecer.
✔ Money – veja qual é a melhor forma de levar dinheiro para lá, e procure não trocar dinheiro nos aeroportos porque é sempre mais caro. Fazer um travel money é sempre uma boa opção, até pra não ficar andando pra lá e pra cá com muitas notas. Mas para a Indonésia, após consultar alguns amigos, optamos por comprar rúpia indonésia lá mesmo, por valer mais a pena.
✔ Vacinas e prevenção – Se você vem para a Austrália, por exemplo, é necessário tomar a vacina da febre amarela. Bom que dura por muitos anos, então se já teve que tomar pra outra viagem, ótimo! Mas não esqueça da carteira de vacinação, pois eles costumam pedir quando você chega aqui. É sempre bom pesquisar se tem algum foco de doença na região para a qual você está indo. Algumas ilhas da Indonésia tem foco de malária, então é bom se prevenir e tomar uma medicação adequada para isso.
✔ Clima – pra não levar roupa demais nem de menos, é bom checar o clima na internet e ver a temperatura média do seu destino.
✔ Tomadas e potência – se você for levar secador ou barbeador, cheque a potência utilizada no seu destino, porque não adianta nada chegar lá com um aparelho de 110v se a tomada é 220v. É importante também estar preparado com um adaptador, pois nem sempre as tomadas vão carregar seu celular e câmeras devido a um formato diferente. Tem uns universais bem bacanas que tem todos os encaixes do mundo.
✔ Visto – num geral tem que ver com antecedência, porque às vezes demora pra sair. Para a Indonésia, o visto é necessário, mas você paga lá na hora e custa em torno de AUD25.
✔ Hotel e carro – é sempre bom ter anotado o nome e o endereço do hotel que você vai ficar, e caso você alugue carro também as informações da locadora. E não se esqueça da carteira de motorista, a internacional e a brasileira.
✔ Passaporte e passagens – antes de sair de casa não esqueça de checar se está com todos os documentos necessários, porque chegar no aeroporto.
sábado, 28 de setembro de 2013
EMBARQUE DE MENORES
Além dos cuidados essenciais, é importante estar atento aos procedimentos específicos para o embarque de menores (crianças e adolescentes).
Em voos domésticos (pelo Brasil), o menor poderá embarcar sem autorização de viagem apenas quando estiver acompanhado dos pais (ambos ou apenas um deles), seu responsável legal ou parente até 3º grau (irmãos, tios, avós e bisavós). Já em voos internacionais, o embarque sem autorização é permitido apenas quando o menor estiver acompanhando de ambos os pais.
Viagens de menores desacompanhados somente são permitidas nos casos de adolescentes (entre 12 e 18 anos de idade), que deverão portar a autorização de viagem de ambos os pais. Nos casos de crianças (entre 5 e 12 anos incompletos), a viagem desacompanhada somente é possível quando contratado o Serviço de Supervisão de Menores Desacompanhados (UMNR).
Este serviço pode ser adquirido até 24 horas antes do voo, por meio da nossa Central de Vendas e Fidelidade (Capitais: 4002-5700 – Demais cidades no Brasil: 0800-570-5700). No dia do embarque, a criança deve ser acompanhada até o check-in pelo responsável, que deverá permanecer no aeroporto até a partida do voo. O embarque do menor é realizado com prioridade e, no aeroporto de destino, ele será acompanhado pelo nosso Chefe de Cabine, que o deixará com o responsável após a conferência do documento de identificação com foto. No caso de embarque de adolescentes, a contratação deste serviço é opcional.
1. Voos Domésticos (pelo Brasil)
*Serviço de Tripulante Extra: saiba mais em nosso site**São considerados parentes até 3º grau: irmãos, tios, avós e bisavós. Primos são considerados pessoa sem parentesco
2. Voos Internacionais (menores residentes no Brasil)
*Serviço de Tripulante Extra: saiba mais em nosso site.
sexta, 04 de outubro de 2013
| |
Nenhum comentário:
Postar um comentário